turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato


  Origem do Gaúcho - Changueadores.

 

Conforme o historiador Libório Justo, que editou o livro Pampa e Lanzas em 1912, o gaúcho surgiu primeiramente com o nome de Changueador (carregador, indivíduo que se incube de carretos).

Em 1763 o gaúcho foi chamado de Gaudério (pessoa que não tem ocupação séria). Mas em 1790 é que recebeu o seu verdadeiro nome que perdura até hoje de Gaúcho.

Os primitivos Gaúchos ou Changueadores eram classificados como coureadores, índios ou mestiços, sem domicílio certo, trabalhando em serviços que fossem executados a cavalo.

Foram remanescentes de tribos guerreiras que habitavam na Argentina, no Uruguai, as vezes amestiçados com portugueses e espanhóis.

Já os chamados Gaudérios, viviam sem eira nem beira, soltos, sem querência, de fazenda em fazenda. Porém sempre onde o Gaudério retornava, era recebido com muita alegria, muito carinho e muita curiosidade.

Com o passar dos tempos o Gaúcho foi reconhecido como homem valente, hospitaleiro, alguns ocupados com as lides de campo, outros com vida militar, arrebanhados de gado e de cavalo..