turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato


   O churrasco do Gaúcho Tradicional.

O churrasco do gaúcho tradicional é feito em pedaços grandes de carne e em fogo de lenha no chão. Um dos grandes segredos do churrasco é fogo, o braseiro tem que estar bem quente. Coloque a mão acima do fogo, na altura onde ficará a carne, e conte 5 segundos, se nesse tempo você não tiver que tirar a mão, o fogo ainda não está bom.

Com espetos de madeira, cravados no chão, inclinados e perto do fogo. Vai se lascando (cortando) a carne em tiras, das partes externas mais assadas, enquanto as mais internas ficam assando.

O churrasco se come recém saído da brasa, na tábua do assador, com farinha, bem ou mal passado. Ou para quem preferir, em prato com saladas e outros acompanhementos.

Tempero para o churrasco, o sal grosso, ainda é o mais usado. Salpicando à carne para em seguida ser colocada na brasa. Quando estiver bem assada, não esquecer de bater de leve na carne para retirar o excesso de sal.

Cordeiro combina com alho, alecrim, carne suína combina com sabores adocicados. Um lombo de porco pode ficar de 3 a 4 horas em um molho de suco de laranja ou abacaxi.

Pescados combinam bem com limão. Colocar o peixe por uns 30 minutos num molho com limão, irá melhorar o sabor.

Frango, pode ser colocado em uma salmora (sal e água). Deixe o frango por algumas horas na salmora antes de o colocar na brasa.