turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato


   O Gaúcho dos Pampas: Quem é ?

 

O gaúcho que surgiu a partir do início do século XVII é o resultado de uma mescla de raças e etnias que ocuparam a pampa do extremo sul da América, abrangendo o que hoje conhecemos como Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Os índios primeiros habitantes, depois os espanhóis, portugueses os negros que aqui se estabeleceram. Depois vieram os alemães, os italianos os poloneses e pequenos grupos de outras partes do mundo. Do cruzamento destas raças, temperadas pelo frio, pelo minuano, pelo espaço generoso e sem cerceamentos, pela lida com o cavalo e com o gado, surge um tipo humano sedento por liberdade e extremamente apegado a sua terra.

 

No Rio Grande do Sul, o Gaúcho adquire algumas características próprias, desenvolvendo um gosto muito apurado pela aventura e pelas escaramuças bélicas. O Estado foi por muito tempo, tanto por necessidade quanto pelo gosto, um grande quartel. Do dia para a noite as fazendas se transformavam em quartéis e os peões em soldados. Bastava um toque de clarim para transformar a peonada em companhia ou batalhão. O objetivo era quase sempre o mesmo: garantir que o território não fosse dominado pelos castelhanos. Em 1835 o processo foi outro. Os sul-rio-grandenses se rebelaram contra os Portugueses. Contra a tirania política e econômica do Império Brasileiro que tratava a província com desdém.

 

No início era uma manifestação de inconformidade, uma exigência de melhor tratamento, depois, com a intransigência imperial, se transformou numa tentativa de autonomia. A idéia de República fervilhava entre os farroupilhas. O desejo de autodeterminação era notório. No entanto havia, como sempre houve, um sentimento superior: o sentimento de brasilidade. A República Rio-Grandense foi proclamada e durou mais de oito anos, o que não impediu à assinatura da Paz que reforçou a brasilidade do gaúcho.