turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato

 

CONSULTE AQUI: Comércio, Lojas, Prestadores de Serviços, Prof. Liberais - Ingleses - Florianópolis SC.


      Praia dos Ingleses. Litoral Norte de Florianópolis SC.

   

 

    Aguarde... carregamento do Vídeo


É o segundo balneário em concentração de turistas estrangeiros, perdendo apenas para Canasvieiras.

 

Historicamente, a Praia dos Ingleses foi um centro de pesca renomado, com mais de 80.000 tainhas presas em um só lance. Com o aumento do fluxo de turistas, a atividade pesqueira reduziu-se.

O complexo turístico da Praia dos Ingleses abrange vasta infraestrutura hoteleira e de serviços, e as estradas de acesso são adequadas e eficientes. Este complexo integra as rotas de turismo internacionais, oferecendo atrativos de lazer, esporte, música, recreio e gastronomia.

 

O mar agrada a todos, com água agradável que possibilita levar crianças, seguida das Dunas de Ingleses, divertimento das crianças, passear e rolar pelas dunas.

No costão, após as dunas, existem pedras enormes que abrigam um altar onde as pessoas rezam e pedem para Iemanjá boas energias. Nesse local há uma trilha em que já é possível ver o Museu Arqueológico ao Ar Livre.

 

Conheça a Trilhas:
Caminho da Grota
- Vai até o alto do costão leste da Praia dos Ingleses. A vista abrange as Praias dos Ingleses e do Santinho, além das dunas localizadas na divisa entre elas. Nos paredões de rochas que ficam nos pontos mais altos, fica estabelecida uma grande colônia de gaivotas.

Trilha da Feiticeira - A esquerda da Praia dos Ingleses parte a Trilha da Feiticeira que vai até a Praia Brava. Tem córregos, vista para as Praias Brava e Ingleses, além das ilhas da região (Mata Fome e Arvoredo). Trecho de aproximadamente 2 km.
Encontra-se Rochas, vegetação rasteira e áreas movediças durante a trilha.

Trilha Caminho do Engenho - Ganhou este nome porque era o caminho utilizado para um engenho de açúcar – hoje em ruínas. Com um trajeto acessível aos iniciantes, a Trilha Caminho do Engenho passa por três córregos de águas e possui vista panorâmica para a Praia dos Ingleses e as ilhas próximas (Moleques do Norte, Mata Fome e Badejo). Tem início no lado leste da Praia dos Ingleses.

Trilha Caminho da Partida - Caminho curto e difícil, com 800 metros de extensão divididos em desníveis, subidas e descidas íngremes e áreas molhadas.

A vista propicia ver a Praia dos Ingleses e do Santinho, mar, dunas e as ilhas da região (Aranhas e Badejo). Há vários pontos de acesso. Pode-se pegar a trilha a partir das dunas em direção ao local chamado Areia Branca. O percurso dura cerca de uma hora

No inverno, a pesca da tainha, as festas religiosas e as apresentações folclóricas são demonstrações da cultura local.

Com quase cinco quilômetros de extensão a faixa estreita de areia é banhada pelo mar aberto, de águas azuis e com média ondulação.  Mar um pouco agitado no lado sul, com boa formação de ondas para os surfistas.

Praia dos Ingleses

As dunas, são outros atrativos naturais imperdíveis, são montanhas de areia formadas pela ação do vento, sendo um dos principais elementos que compõem a paisagem da Praia dos Ingleses.

Há duas dunas na região, a menor delas, a mais popular, faz fronteira com a Praia do Santinho. A maior ultrapassa os sete quilômetros de extensão, contornando a região do Rio Vermelho e terminando na Praia de Moçambique.

Praia dos Ingleses/Nas Dunas dos Ingleses, o esporte é o sandboard, espécie de esqui na areia, esporte criado em Florianópolis, que consiste em descer as dunas em uma prancha, fazendo manobras ou não.. Nos dias de sol é possível alugar pranchas e se divertir muito.

 

 

 Em matéria de infra-estrutura, Ingleses oferece várias opções em hospedagem e alimentação. O setor de serviços também é um ponto forte. Na maioria dos estabelecimentos é possível contar com atendentes que falam espanhol.

A Praia dos Ingleses pertence ao Distrito dos Ingleses do Rio Vermelho e fica 35km do centro da cidade, através da rodovia SC 401. Possui 4.830 metros de extensão e sua largura varia de 6 a 50 metros.

 

Fora da temporada de veraneios, a principal atividade dos moradores é a pesca.

Acredita-se que seu nome provém de um navio inglês que naufragou no local no começo do século XVIII.

 

 

Foto praia: http://portal.pmf.sc.gov.br - Foto2: http://www.curtolitoralcatarinense.com.br/