turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato

 
   Itajaí. Litoral Norte de Santa Catarina SC.

   Assista vídeo.  Aguarde... carregamento.


Maior porto pesqueiro do País, da segunda maior universidade do Estado e do único píer exclusivamente turístico do Brasil, Itajaí tem belas praias, muita natureza e é uma das 120 maiores cidades de Santa Catarina - sem perder o encanto de lugarejo tranqüilo do Interior.


Turismo - Porto de chegada dos primeiros imigrantes alemães e italianos para o Vale do Itajaí, a cidade recebeu ainda forte presença açoriana na sua formação. Localidade portuária, tem no porto - quatro berços de atracação de navios e um cais de 592m de extensão, ao longo do rio Itajaí-Açu - e na presença do único píer exclusivamente turístico do País seus maiores atrativos. Sua posição geográfica e a proximidade dos grandes pólos têxteis do Estado, sem falar no Beto Carrero World, colocam Itajaí em posição privilegiada para receber turistas durante todo o ano.


Praia - Algumas das praias mais sofisticadas de Santa Catarina encontram-se em Itajaí, como a Praia de Cabeçudas, totalmente urbanizada e considerada uma das mais elegantes do sul do País.
É palco de competições de vôo livre e iatismo e de suas areias pode-se avistar o Farol de Cabeçudas, erguido em uma coluna de ferro e balaustrada exterior, exibe luz branca em lampejos de 30 em 30 segundos, permitindo visibilidade de até 12 milhas.


Visite também a Praia do Atalaia, muito procurada pelos surfistas; a Praia do Jeremias, ideal para banhos; a Praia do Morcego, que concentra grande quantidade de iodo, favorecendo a cura de distúrbios respiratórios e digestivos; a Praia Brava, que tem uma larga faixa de areias brancas e águas límpidas. A Praia dos Amores, ao pé do Morro do Careca, tem uma plataforma de 160m de altura e que é utilizada para a prática do vôo livre.

Itajaí
História e Cultura - Colonizada por portugueses açorianos, a cidade guarda na arquitetura a lembrança dos colonizadores.
Visite a Igreja Imaculada Conceição, construída em 1824, em cujo interior encontram-se belas obras de arte. Vá também à Igreja Matriz Santíssimo Sacramento, erguida em 1955, o maior monumento artístico e cultural da cidade. Sua arquitetura conta com elementos românticos e góticos e em seu interior existem belas pinturas dos artistas italianos Emílio Lessa e Aldo Locatelli.


Outros destaques são o Museu Histórico, edificado em 1925 para abrigar o Paço Municipal; a Casa da Cultura Dide Brandão, inaugurada em 1982 para desenvolver atividades culturais; o Mercado Público Municipal e o Centro de Cultura Popular, de 1917, que ainda preservam a originalidade e beleza arquitetônica e chamam a atenção de quem aprecia produtos naturais, cestaria e cerâmica, bijuterias e artesanato. Vá também ao Herbário Barbosa Rodrigues, instituição cultural e científica fundada em 1932 pelo botânico e padre Raulino Reitz, e ao Saco da Fazenda, criadouro natural de lagosta, camarão, siri e de grande variedade de peixes.


Garças, gaivotas e outros pássaros sobrevoam constantemente o local à procura de alimento.Eventos - A Marejada é a maior festa portuguesa do Brasil.


Realizada todos os anos no mês de outubro, integra o Circuito das Oktoberfest de Santa Catarina. Foi criada para reviver a riqueza das tradições dos açorianos que colonizaram a cidade. Em 15 dias de festa, a cidade fervilha com shows de fado, danças folclóricas, bandas típicas, culinária de frutos-do-mar, vinhos e cerveja. Vale experimentar a culinária típica portuguesa, o caldo verde, bolinhos de bacalhau, tremoços... e os doces irresistíveis.

 

Itajaí

Natureza - Vá ao Morro da Cruz, praticamente no centro, de onde se tem uma vista maravilhosa da cidade e do encontro do rio Itajaí com o mar. Não esqueça de visitar o Bico do Papagaio, esculpido aleatoriamente pela explosão das rochas para abertura da estrada, e a Caverna do Morcego, a 7km do centro da cidade, localizada no Morro do Farol. Há poucos anos foi encontrado no local um sambaqui, prova de que a caverna foi utilizada pelos índios, séculos atrás.

Infra-estrutura turística - A cidade conta com excelente infra-estrutura turística, com hotéis de categoria superior, áreas de lazer, estacionamentos, comércio, shoppings, cinema, vida noturna agitada, boa rede gastronômica e galerias de arte. Fica a menos de 10km do Balneário Camboriú.


Principais atividades econômicas - A economia é sustentada pelo tripé porto, comércio atacadista de combustível e pesca, mas o setor de produção industrial também exerce importante papel na arrecadação do município, bem como a comercialização de gêneros alimentícios.

População - 147.000 habitantes.

Colonização - Alemã e açoriana.

Principais etnias - Alemã e açoriana.

Localização - Vale do Itajaí, a 91km de Florianópolis.

Área - 304 Km2.

Clima - Temperado, com temperatura média entre 18ºC e 30ºC.

Altitude - 01m acima do nível do mar.

Cidades próximas -Balneário Camboriú, Navegantes,Porto Belo, Itapema, Barra Velha.


  Fonte: http://www.sc.gov.br/