turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato

 
   Laguna - SC


Palco de eventos importantes da História do Brasil, cidade histórica e praiana, Laguna tem o melhor carnaval do sul do País.

 

Turismo - Laguna é uma cidade encantadora, com mais de uma dezena de praias, um centro histórico com mais de 600 casas e monumentos históricos, tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional, e o carnaval de rua mais animado do Sul do país. Dona de cenários cinematográficos (como o Farol de Santa Marta - o maior da América do Sul, segundo maior do mundo, construído em 1891 -, o Marco de Tordesilhas e as docas - ancoradouro de iates e pequenas embarcações, bem no centro da cidade, de onde pode-se apreciar um cinematográfico pôr-do-sol), tem suas praias e recantos invadidos por milhares de turistas todo verão. Fora da temporada de verão, é interessante observar a pesca da tainha e do camarão. De abril a julho, época da tainha, os botos sempre vêm ajudar os pescadores que ficam parados nos Molhes da Barra, esperando os cardumes que eles trazem até a praia. Considerados como amigos, os botos têm até nome: Canivete, Chinelo, Filho do Chinelo, Galha, Torta, Jucelino... Nas noites, o espetáculo fica a cargo dos pescadores de camarão, que o fazem de maneira totalmente artesanal, acendendo milhares de lâmpadas a gás - para atrair os camarões - e transformam as lagoas de Imaruí e Santo Antônio em tapetes iluminados. É um espetáculo singular.

 

História e Cultura - A cidade tem muitos locais que merecem ser visitados. Dê especial atenção à Fonte da Carioca -construída em 1863 por escravos e ampliada em 1906 -, a Casa Pinto d'Ulysséa (1866), cópia fiel de uma Quinta Portuguesa, totalmente revestida com azulejos importados de Portugal, um luxo para a época, e a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos da Laguna - o altar em estilo barroco mineiro foi esculpido em 1789, e a parede lateral é enriquecida por uma tela de Victor Meirelles, retratando a Imaculada Conceição, executada em Roma, em 1856. Não deixe de conhecer a história de Anita Garibaldi, da Revolução Farroupilha e da República Juliana, mostrada no Museu Anita Garibaldi e na Casa de Anita. O Museu ocupa uma construção de 1747, na Praça República Juliana, antiga Câmara de Vereadores e Cadeia Pública da cidade, A Casa de Anita é de 1711 e conserva diversas peças pertencentes a Anita Garibaldi. Visite também a Pedra do Frade, o Morro da Glória (com 126 m de altura, é o ponto mais alto da região) e os Molhes da Barra.

 

Laguna Laguna

Praias - Laguna possui 20 praias, algumas ainda virgens, procuradas somente por pessoas que praticam esportes náuticos. Entre as praias mais conhecidas estão a do Mar Grosso, Iro, Gi, Sol, Itapirubá, do Farol, Tereza, do Gravatá, da Galheta, Prainha, do Ypuã e do Siri .

 

Infra-estrutura turística - Laguna tem excelente parque hoteleiro, além de inúmeras pousadas, casas de veraneio, campings... Há bons restaurantes, bons serviços, shopping, teatro, cinema e total infra-estrutura de turismo e lazer.

 

Destaque - O Carnaval de Laguna é considerado o melhor do Sul do país. Nos dias de Carnaval a população da cidade quase triplica. Jovens vindos de vários estados, principalmente Rio Grande do Sul e de São Paulo, tomam conta das ruas e praias da cidade.

 

Como Chegar - Laguna fica às margens da BR-101, 118km ao sul de Florianópolis. Conta com um pequeno aeroporto de saibro, de 1.500m x 23m, e um porto (Latitude: 28°28'57", Longitude: 48°46'51").

 

Principais atividades econômicas - Laguna tem como base econômica a pesca nas lagoas e na costa atlântica, com alta produção de camarão e siri. O turismo também é grande fonte de renda, especialmente no verão, quando milhares de turistas invadem suas lindas praias.

 

População - 50.452 habitantes.

Colonização - Açoriana.

Principais etnias - Açoriana.

Localização - Sul, a 118km de Florianópolis

Área - 353km2.

Clima - Mesotérmico úmido. A temperatura média varia entre 18ºC e 30ºC.

Altitude - 02m acima do nível do mar.

Cidades próximas - Garopaba, Imbituba, Tubarão, Gravatal, Capivari de Baixo, Jaguaruna.


Fonte: http://www.sc.gov.br/