turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato

 


  Penha. Litoral Norte de Santa Catarina SC.

  Assista vídeo.  Aguarde... carregamento.


Terra doBeto Carrero World, Penha tem atrações como a bicentenária Festa do Divino, as construções históricas e belas praias. A cidade é a maior produtora brasileira de marisco.

 

Turismo - O turismo começou a ser explorado em Penha a partir da década de 1970, mas foi a criação do Parque Beto Carrero World- o maior centro de lazer da América Latina e o quinto do mundo, com 14.000.000m2 – que colocou Penha nos roteiros turísticos de todo o País e da América Latina. Penha é também uma cidade de belas praias, algumas muito freqüentadas, outras quase agrestes. Entre elas destacam-se a Praia Alegre, na área central da cidade, com águas calmas e ideal para banho, com o visual enriquecido por árvores centenárias; a Praia da Saudade, com boa infra-estrutura turística e cercada por imensos casarões, e a Praia da Paciência, que ainda conserva sua magia original, acentuada por rochas que avançam para o mar... A Praia de Armação do Itapocorói concentra centenas de embarcações de pesca artesanal e industrial e é também muito utilizada para mergulhos. E ainda tem a Ponta da Vigia, a Ponta da Penha ou da Cruz, a Praia Grande, a Praia do Poá, a Praia do Farol, a Praia de São Roque, a Praia do Monge, a Praia do Caminho, a Praia Vermelha, a Praia do Lucas, a Praia de São Miguel...

 

PenhaPenhaCultura e Eventos - Visite a Igreja de São João Batista, edificada em 1759 e centro da colonização de toda a região, e a Ilha Feia, que fica a 20 minutos de barco da costa e é privilegiada por suas belezas naturais, abrigando a Gruta do Diabo. No verão, entre janeiro e fevereiro, aproveite a Festa do Marisco, que leva milhares de pessoas até a cidade.

Infra-estrutura turística - A rede hoteleira de Penha ainda é tímida, mas multiplicam-se as casas de veraneio e outras formas alternativas de hospedagem. A maioria dos restaurantes é especializada em frutos-do-mar.

Destaque - O Beto Carrero World, maior centro de lazer da América Latina e quinto do mundo, é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Também merecem destaquem na cidade a Festa Nacional do Marisco, que acontece em fevereiro; a Festa do Divino, de origem portuguesa, realizada há mais de 160 anos, no mês de maio, e a Festa de São João e São Pedro, a mais antiga celebração religiosa da cidade, sendo realizada há 250 anos, sempre no mês de junho.


Como Chegar - Penha localiza-se a 3km da BR-101, 9km depois do trevo de Navegantes - ou antes, para quem vem do norte. O aeroporto mais próximo também fica em Navegantes.


Principais atividades econômicas - Além do turismo, a pesca e a maricultura são o forte da economia de Penha, que ocupa o primeiro lugar no Brasil no cultivo de marisco. A produção chega a 3.500 toneladas anuais.


População - 18.000 habitantes.

Colonização - Açoriana.

Principais etnias - Açoriana.

Localização - Litoral Norte, a 120km de Florianópolis.

Área - 60,3km2.

Clima - Mesotérmico úmido. A temperatura média varia entre 18ºC e 30ºC.

Altitude - 20m acima do nível do mar.

Cidades próximas -Itajaí, Porto Belo, Bombinhas, Blumenau, Navegantes,, Joinville, Barra Velha.

 

  Fonte: http://www.sc.gov.br/