turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato


  Serra Gaucha RS.    Região da Uva e do Vinho.    Rotas Temáticas.

 

 

   Carregamento de vídeo, aguarde. Clique para iniciar

 

 

A Serra Gaúcha, Situada a nordeste do estado, pode ser descoberta sob vários ângulos. Da uva e vinho aos cânions, passeios turísticos imperdíveis são preparados por empresas especializadas em apresentar todas as belezas da Região para você. Sua única tarefa é escolher o roteiro.

 O rumo pode ser o de Cambará do Sul/RS, onde estão os cânions da Serra Geral, com paredões de mais de mil metros de altitude.

A opção também pode ser pelo outro lado da Serra, a Região da Uva & Vinho, com passeio de Maria Fumaça por Bento Gonçalves e visitas às vinícolas dos arredores.

 

Descubra a herança dos imigrantes italianos, passeando pela Região dos Vinhedos. Confira os segredos dos bons vinhos elaborados na Serra Gaúcha.

 

Mais pertinho, é possível fazer passeios panorâmicos pelos principais pontos turísticos de Gramado e Canela, visitar os parques da Região das Hortênsias, fazer agroturismo e também esportes radicais.


É a grande estrela da vitivinicultura brasileira, destacando-se pelo volume e pela qualidade dos vinhos que produz. Possui na paisagem um de seus mais belos patrimônios. Morros, colinas, vales e rios que se constituem em um ambiente com inúmeras opções , atividades e possibilidades de visitação. O cultivo da videira, está presente em 16 , dos 28 municípios que a compõem enquanto Região Turística.    


Rotas Temáticas:


Cultura no Meio Rural. Os Roteiros Caminhos da Imigração, Caminhos de Pedra, Caminhos de Faria Lemos, Caminhos do Salto Ventoso, Vale do Rio das Antas, Via do Leite e do Queijo, Caminhos da Colônia, Estrada do Imigrante e Estrada do Sabor.

      

Estrada do Sabor

Vinhos: A Alma da Região ; Vale dos Vinhedos, Rota das Cantinas, Rota dos Espumantes, Vinhos de Montanha, Vale Trentino, Vinhos e Longevidade, Vinhos dos Altos Montes.
Pólo de Aventura Rio das Antas: Rafting, Rapel, Tirolesa, Eco Parque Nova Roma do Sul, Treking, Canionismo, Paraglider, Escalada, Passeio de Jeep e Pêndulo.

 

 

 

 


 

Visite os principais Municípios:Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi e Antônio Prado.


Outros, como:

 

Farroupilha:
'Um Caminho da Fé ' - Roteiro pelos pontos que marcaram a história da imigração italiana cuja fé, comprova a religiosidade de seu povo. Uma das mais autenticas regiões de colonização italiana.
Vale Trentino' - Onde percebe-se que os usos e costumes trazidos pelos italianos continuam de geração em geração.

Caracterizada por ser o berço da colonização italiana no Rio Grande do Sul. As primeiras famílias de imigrantes desembarcaram na localidade que posteriormente passaria a chamar-se Nova Milano, atual distrito de Farroupilha.Caminhos do Salto Ventoso.  Visita à agroindústrias, ferrovia e a cascata Salto Ventoso.

Flores da Cunha:
Localizada às margens do Rio das Antas. Explora uma vinicultura de características próprias.
Integra: 'Caminhos da Colônia'  -  Conheça uma das mais autenticas regiões de colonização italiana - Rota dos Vinhos dos Altos Montes.   Roteiro enoturístico formado por vinícolas.

Guaporé:
Um dos mais importantes pólos joalheiros do país.
'Roteiros de compras de jóias e lingeries'.

Veranópolis:
Considerada a capital brasileira da longevidade por ser a terceira cidade no mundo neste quesito. Também é conhecida como a Princesa dos Vales.
Segredos da Longevidade. 'Roteiro Ecológico Viverde'  -  Voltado para escolas.
Vinhos e Longevidade.  Duas tradições que surgiram juntas.

Carlos Barbosa:
'Via do Leite e do Queijo' - Visita à propriedades rurais e ao Moinho Colonia.
Passeios de Maria Fumaça.

Nova Pádua:
Também fazendo parte da Rota dos Vinhos dos Altos Montes. 

Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos:

O Vale dos Vinhedos fica situado na Serra Gaúcha, junto à cidade de Bento Gonçalves, caracterizando-se pela presença de descendentes de imigrantes italianos, pioneiros da vinicultura brasileira. Nessa região as temperaturas médias criam condições para uma vinicultura fina voltada para a qualidade.
A evolução tecnológica das últimas décadas aplicada ao processo vitivinícola possibilitou a conquista de mercados mais exigentes e o reconhecimento dos vinhos do Vale dos Vinhedos. Assim, a evolução da vitivinicultura da região passou a ser a mais importante meta dos produtores do Vale.

 

Fonte matéria: www.serragaucha.com  www.sitedovinhobrasileiro.com.br

 Fonte vídeo: Secretaria de Turismo

 

midiacolor.com

Brasil