turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato

   Vale dos Vinhedos e Vinhos de Montanha, Serra Gaúcha RS.

    Vale dos Vinhedos.

 

 

 

Num vale mágico que corre por entre as divisas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, logo que o imigrante italiano estendeu suas latadas e espaldeiras pelas altas encostas circundantes, entendeu estar numa região privilegiada por um clima consagrado ao cultivo da vinha. Trabalhou, então a terra, e a ela entregou as mais finas castas que desenvolveram-se naturalmente e o lugar tornou-se o Vale dos Vinhedos. E de forma natural, também, assumiu o ato pioneiro de estabelecer-se como a primeira região demarcada com o selo de Origem Controlada do país.

Além de contar com mais de 35 vinícolas, o Vale possui inúmeros atrativos em gastronomia, cultura, paisagem e patrimônio histórico.

 

 

 

Vinhos de Montanha.

Num dos mais belos locais da serra gaúcha, o distrito de Pinto Bandeira oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar lindas paisagens e degustar vinhos maravilhosos. O verde dos parreirais, a tranqüilidade e o ar puro são as melhores companhias para apreciar este belíssimo passeio. As vinícolas, que se encontram ao longo do trajeto, estão sempre de portas abertas para os visitantes, oferecendo degustação, varejo e produtos típicos.

O turismo tem se apresentado como uma das mais importantes indústrias mundiais. Sua aplicação como instrumento de desenvolvimento econômico da localidade da Rota do Vale dos Vinhedos, no município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. No Vale dos Vinhedos, a agricultura especializou-se em torno da viticultura e da vinicultura. A evolução da agricultura local produziu, ao longo do tempo, um processo de diferenciação social. As atividades praticadas pelos diferentes tipos de agricultores e de sistemas de produção presentes atualmente no Vale apresentam situações distintas tanto em termos de geração de excedentes econômicos quanto de sua repartição entre os agentes que participam de sua apropriação, provocando, por conseqüência, impactos diferenciados na dinâmica de desenvolvimento desse território. 

Fonte matéria: Cláudia zil Marques