Garibaldi, Serra Gaúcha RS. Rota dos Vinhos e Espumantes.
Um resgate das histórias das famílias e do cultivo da uva.
Na Serra Gaúcha, a Rota das Cantinas é um convite que resgata histórias de famílias que herdaram a arte em fazer da uva o centro de toda uma cultura. Uma paisagem deslumbrante, emoldurada por vinhas e colinas, rodeada de aromas e de uma arquitetura ímpar, que faz renascer as histórias do "nonno", o cheirinho da comida da "nonna" e as lembranças de um tempo ainda tão presente. Com o cuidado que alia amor e conhecimento pela terra onde se vive, a produção artesanal caminha lado a lado com a tecnologia, oferecendo produtos únicos que enaltecem o melhor de nossas videiras. A tradição e a hospitalidade de nossa gente irá conduzir você a passear entre os vinhedos, conhecer nossas cantinas, degustar nossos produtos e saborear uma gastronomia típica, em ambientes acolhedores, cercados de história e sensações únicas!
Assista Vídeo Apresentação deGaribaldi.
Rota dos Espumantes - Autêntica gastronomia italiana e os mais finos champanhas.
"O espetáculo que então foi me oferecido à vista e que admirava pela primeira vez, teria para ser dignamente descrito, necessidade da pena de um poeta ou do pincel de um pintor". Assim Giuseppe Garibaldi descreve em suas memórias o deslumbramento frente à primeira visão do Rio Grande do Sul. Esse encantamento é o que a Rota dos Espumantes faz renascer na cidade que foi batizada em homenagem ao herói de dois mundos. Garibaldi conserva, há mais de um século, os mais refinados sabores da autêntica gastronomia italiana aliada aos mais finos champanhas franceses. O sonho de um homem que começou a criar suas próprias raízes em Garibaldi, no ano de 1913, quando, utilizando-se de um processo natural de fermentação, criado pelo abade francês Don Pérignon, produziu o primeiro champanha brasileiro. No mesmo ano, a qualidade do novo produto já era reconhecida publicamente, ao ganhar a Medalha de Ouro na I Exposição de Uvas, na qual foi gravado: "Bendita a terra a que este sangue aquece". Hoje a magia das borbulhas continua. Não foi por acaso que a cidade recebeu o título de Terra do Champanha. Também, não por acaso, sua história atrai cada vez mais pessoas em busca do "sabor das estrelas", que só o espumante feito aqui pode oferecer. Um passeio por Garibaldi não pode ignorar a fartura das cantinas e vinhedos, e o bom humor dessa gente de faces rosadas. Com a Rota dos Espumantes o turista tem a oportunidade de degustar os mais famosos e deliciosos espumantes brasileiros, além de conhecer o local e o processo de elaboração da bebida, numa cidade que se caracteriza pelo charme de sua arquitetura histórica, beleza da paisagem e simpatia de seu povo. Na Rota dos Espumantes podem ser apreciados os melhores espumantes elaborados por processos como o charmat e o champenoise, além de conhecer pequenas e grandes vinícolas, antigas ou recém fundadas, empresas familiares, multinacionais e cooperativas.
Os melhores aromas, sabores e histórias da nossa colonização.
O vigor da colonização italiana sempre rendeu os melhores aromas, sabores, as melhores histórias e a paixão por conhecer a cultura que estabeleceu a atitude encantadora da Serra Gaúcha. E para oferecer aos visitantes o prazer de desfrutar a paixão pelas coisas da terra, que cinco comunidades: Santo Antônio do Araripe, Linha Araújo e Souza, São Jorge, Marcílio Dias e Santo Alexandre desenvolveram o projeto Estrada do Sabor, um passeio entre vinhas e vales, passando por grutas e capitéis, degustando os produtos coloniais sem esquecer os bons vinhos da terra. Tudo produzido com matéria prima cultivada em cada propriedade.
A Rota das Cantinas é um convite que resgata histórias de famílias que herdaram a arte em fazer da uva o centro de toda uma cultura. Uma paisagem deslumbrante, emoldurada por vinhas e colinas, rodeada de aromas e de uma arquitetura ímpar, que faz renascer as histórias do "nonno", o cheirinho da comida da "nonna" e as lembranças de um tempo ainda tão presente. Com o cuidado que alia amor e conhecimento pela terra onde se vive, a produção artesanal caminha lado a lado com a tecnologia, oferecendo produtos únicos que enaltecem o melhor de nossas videiras.
O acesso a Garibaldi se dá pela
RST-470 e pela RST 453. Para chegar até Garibaldi, quem vem
de Porto Alegre deve subir a serra utilizando a BR-116,
RS-240, RS-122 e a RS-446, que se encontra com a RST-470 em
Carlos Barbosa.
Fonte: www.garibaldi.rs.gov.br Secretaria Municipal de Turismo Fotos: Adega de Vinhos Don Avelino - Vinícola Catalunyas - Vinícola Peterlongo |