Garibaldi RS. Serra Gaúcha.
Carregamento de Vídeo, aguarde. Clique para iniciar |
Privilegiada em belezas naturais, localiza-se na chamada Parte Superior da Encosta da Serra) do Rio Grande do Sul.
Estrada do Sabor - O vigor da colonização italiana sempre rendeu os melhores aromas, sabores, as melhores histórias. Garibaldi (cidade localizada a 105 quilômetros de Porto Alegre a 640 metros de altitude) é um município com características peculiares. Colonizado por imigrantes italianos, teve forte influência da cultura francesa, transmitida pelas congregações religiosas de origem francesa, responsáveis pela educação dos habitantes, durante décadas. Além disso, veio a receber o aporte dos sírio-libaneses, no que diz respeito ao comércio. Esses são alguns dos fatores que contribuíram para o Garibaldi de hoje. Um município com diversidade econômica e cultural, rico de história e memória Como chegar: O acesso a Garibaldi se dá pela RST-470 e pela RST 453. Para chegar até Garibaldi, quem vem de Porto Alegre deve subir a serra utilizando a BR-116, RS-240, RS-122 e a RS-446, que se encontra com a RST-470 em Carlos Barbosa. A partir de Caxias, deve-se pegar a RST-453; e a partir de Passo Fundo, a RS-324 e a RST 470. A partir de Estrela, deve-se pegar a RST 453.
Rota dos Espumantes: Tudo é história e encantamento na Capital do Espumante. E é esta história e a experiência de viver no limite entre a paixão e a razão que vamos encontrar na Rota dos Espumantes. O bouquet do espumante exalado pelas caves e pelos corredores que guardam o mosto da uva nos revigora, fazendo com que os sentidos nos transportem para uma dimensão, senão divina, mágica, como é próprio para apreciar esta bebida.
Sob coordenação de Prefeitura de Garibaldi, através da Secretaria de Turismo, Sebrae e Atuaserra, seis empresas vinícolas e de bebidas de Garibaldi integraram-se para implementar um roteiro que buscasse explorar o principal produto de Garibaldi: o champanha. Com a Rota dos Espumantes o turista tem a oportunidade de degustar os mais famosos e deliciosos espumantes brasileiros, além de conhecer o local e o processo de elaboração da bebida, numa cidade que se caracteriza pelo charme de sua arquitetura histórica, beleza da paisagem e simpatia de seu povo. Na Rota dos Espumantes podem ser apreciados os melhores espumantes elaborados por processos como o charmat e o champenoise, além de conhecer pequenas e grandes vinícolas, antigas ou recém fundadas, empresas familiares, multinacionais e cooperativas. As Vinícolas que fazem parte da Rota são: • Adolfo Lona • Chandon • Cooperativa Vinícola Garibaldi • Courmayeur • Peterlongo. Todas com a mesma preocupação com a qualidade e o carinho na elaboração das mais nobres bebidas. Um passeio pela Rota oferece ao visitante um pouco dos mistérios da produção do champanha aliado à rica história deste povo.
Fonte: http://www.garibaldi.rs.gov.br/a-cidade/rotas-turisticas http://www.serragaucha.com/pt/turismo/roteiros/rota-dos-espumantes/
. |