Ribeirão da Ilha. Litoral Sul de Florianópolis.

 

      Aguarde... carregamento do Vídeo

Ribeirão da Ilha

Uma das primeiras comunidades do Estado de Santa Catarina e a primeira de Florianópolis a ser habitada, no século XVI, pelos índios Carijós.

O nome origina-se de um pequeno rio ou ribeira, situado no local.

O Ribeirão da Ilha é composto por várias praias pequenas, de águas calmas e areia grossa. É considerado um dos poucos lugares do litoral Sul do Brasil que conserva bem os traços da colonização portuguesa.

Um passeio até a praia é uma volta aos costumes e cultura açorianos.

Logo quando se chega, percebe-se os traços definidores desta cultura ainda preservados de forma original e intensa. As casas, em sua maioria, possuem paredes rosas com janelas amarelas ou brancas, ou verde com azul. As cortinas também chamam a atenção, quase todas feitas de renda. Além disso, é comum a presença de mulheres debruçadas na janela, apreciando o movimento do lado de fora, ou proseando com alguma comadre que por ali passa. Enquanto isso, seus maridos, quase todos pescadores, puxam as redes na praia para trazer peixe fresco para casa.

O casario açoriano, a Igreja Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão e o Museu Etnológico do Ribeirão da Ilha (que guarda documentos e algumas peças que contam a história da região) são alguns exemplos de lugares típicos de Florianópolis que também estão situados no Ribeirão da Ilha.

Outro grande destaque deste lugar são os restaurantes com pratos à base de moluscos frescos que chamam os apreciadores de boa culinária.

 

Como chegar: Saindo do Centro rumo ao Sul da Ilha. Passar pela Tapera da Base, onde se localiza o aeroporto, e seguir até o Ribeirão da Ilha.

Localização: Localizado a 27 kmdo Centro de Florianópolis. Depois da Tapera da Base e próximo à Lagoa do Peri.