turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato

 

 

  Turismo Rural em Porto Alegre.     Roteiro: Caminhos Rurais.

 

 

 

   Assita Vídeode Porto Alegre

 

 

Segunda capital brasileira com a maior área rural, Porto Alegre tem o privilégio de oferecer uma experiência singular, a poucos minutos do grande centro urbano. Num espaço de natureza viva, com áreas produtivas e de preservação ambiental e biológica está a rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre. Região de estâncias do século XIX, é hoje ocupada por pequenas propriedades de expressiva agricultura familiar e agroecológica que preservam a paisagem natural, o modo de vida tipicamente rural e gaúcho e buscam a sustentabilidade econômica, ambiental, cultural e social por meio do turismo.

 

 

 

 

As propriedades envolvidas na Rota Caminhos Rurais são dedicadas à  diferentes atividades de lazer junto ao ambiente rural, à produção de vinhos, frutas, agricultura agroecológica, pesca, trilhas, passeios a cavalo, produção de plantas ornamentais e alimentícias não convencionais, comida caseira preparada em fogões à lenha e café campeiro. A maioria das propriedades comercializa produtos coloniais de fabricação própria.

 

  

   

 

 

 

Um recanto surpreendente de Porto Alegre Três paisagens são marcantes na geografia de Porto Alegre: a da planície – onde se concentra a efervescência urbana, cultural de comércio, serviços e eventos, a do Lago Guaíba – com sua arejada orla fluvial de 72 km, e a formada por uma cadeia de 40 morros, que faz um recorte ondulado no horizonte em direção ao Sul.

Do topo desses morros pode-se descansar os olhos nas águas calmas do lago e ter as mais belas vistas panorâmicas da cidade. É em meio a essa paisagem da zona Sul e seu clima de montanha, que estão os Caminhos Rurais de Porto Alegre – um rico patrimônio ambiental e cultural do município.

 

Com 41 atrativos, os Caminhos Rurais ampliam as opções de lazer na Zona Sul em bairros onde a história está nos costumes, na arquitetura, nas ruas, nas figueiras seculares das praças, nas festas populares que comemoram as colheitas, nos produtos coloniais, no artesanato, nas cantinas e restaurantes. Esta região das estâncias do século XIX é hoje ocupada por pequenas propriedades de expressiva agricultura familiar e de frutas por safra. O mel e a floricultura são famosos, assim como a pesca e as curiosas criações de ovelhas, búfalos e cavalos.

 

Os Caminhos Rurais são uma ótima experiência de resgate das origens e de uma vivência de turismo sustentável. Tudo a poucos minutos do coração da cidade.

 

 

 Fonte: Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre - http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turismo