turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato
 

  

    Praia de Imbituba. Litoral Sul de Santa Catarina SC

Além da exuberância do litoral, Imbituba tem porto, lagos, montanhas, baleias...

 

Turismo - Além de Conhecida nacionalmente por seu porto, Imbituba também ficou célebre pela Praia do Rosa – a única baía brasileira a fazer parte do seleto Clube das Mais Belas do Mundo. Imbituba possui nove paradisíacas praias onde se destacam internacionalmente a Praia do Rosa, Praia da Vila e Praia da Barra da Ibiraquera. A Praia da Vila desde 2004 recebe o Campeoanto Mundial de Surfe (WCT), e em 2007, tornou-se sede oficial do evento. A Praia da Barra da Ibiraquera é o recanto dos velejadores. Conhecida por suas famosas ondas para a prática deste esporte, sediou em 2007 o Campeonato Brasileiro de Wind e Kite Surfe e também o Mundial de Wind Surfe. O atual campeão mundial de Wind Surfe, Kauli Seadi, já “adotou o local”, onde têm residência e treina constantemente. Imbituba reserva inúmeras surpresas.

 

A cidade ganhou fama também por transformar-se, entre maio e novembro, em maternidade das baleias-francas, que vêm parir e amamentar seus filhotes em suas águas e ficam bem próximas da costa, oferecendo um verdadeiro show aos turistas.

 

Vale conferir as festas do calendário turístico, em especial a Festa do Camarão e o Festival de Verão, em janeiro; a Semana do Município, em junho, o Campeonato Mundial de Surfe (WCT), em julho, e o Zimba Moto Praia, um encontro de motos que acontece em novembro.

 

 

Praias e Natureza - As belezas naturais de Imbituba são responsáveis por uma verdadeira revolução a cada verão, quando a cidade é invadida por hordas de turistas que buscam suas praias, muitas ainda quase intocadas, além das lagoas, dunas, rios e ilhas. As praias da Vila, do Rosa, da Barra, da Ibiraquera , com águas classificadas como cinco estrelas pelo órgão ambiental do Estado, são de beleza inconfundível. A Praia de Itapirubá também ganhou fama por suas características de preservação ecológica. A Lagoa de Ibiraquera é um dos mais belos cenários da região e é famosa pela pesca do camarão.

 

Imbituba

Visite também a Praia Vermelha, a Praia do Luz, a Praia da Ribanceira , a Praia D'água , a Praia do Porto  Lagoa do Peri e do Meio. Imbituba

 


Além das praias e lagoas, Imbituba também tem algumas ilhas, como a Sant'Ana de Dentro, Sant'Ana de Fora, Araras, Tacami, Ouvidor e a Ilhota do Batuta... Faça um passeio de escuna e caminhe pelas trilhas ecológicas, que conduzem a praias desertas ou a lagoas misteriosas...


Infra-estrutura turística - Imbituba conta com vários hotéis, pousadas e outras formas de hospedagem alternativa. A rede gastronômica serve de churrasco a frutos-do-mar e o comércio é tão atraente que muitos turistas vêm de outros Estados comprar mercadorias para revender em suas cidades.

- Imbituba é conhecida também por sua devoção à Santa Paulina. Em 1966, um grande acontecimento marca a população. A imbitubense Eluíza Rosa de Souza, recebe o milagre da primeira Santa do Brasil, Madre Paulina. Com este episódio, a cidade acrescenta mais um adjetivo, sua religiosidade.


Destaque - A Praia do Rosa , classificada como uma das baías mais belas do mundo é conhecida como o Paraíso dos Surfistas, diz-se que suas ondas só perdem para as de Fernando de Noronha. A Praia da Vila é também o palco da elite do surfe. Em 2007 a praia tornou-se sede oficial do Campeonato Mundial de Surfe (WCT). Para os amantes do windsurf e da vela, a Lagoa de Ibiraquera é um bom endereço. Além disso, de maio a novembro o mar de Imbituba é maternidade das baleias-francas, que vêm às águas catarinenses para parir e amamentar seus filhotes. Privilegiada com um litoral recortado, com águas transparentes e pontilhado por promontórios, Imbituba é um excelente lugar para observar esses gigantes marinhos.


Como Chegar - Imbituba é uma cidade portuária e pode-se chegar até ela de diversas maneiras. Pelo mar, Latitude 28°14'24", Longitude 48°40'13". Por via rodoviária, a 5km da BR-101. Pelo ar, no pequeno aeroporto da cidade.


Principais atividades econômicas
- O porto de Imbituba é o segundo maior do Estado e representa uma das maiores fontes de emprego do município, que também depende da indústria, do comércio e do turismo.



População 36.231 habitantes.
Colonização - Açoriana.
Principais etnias - Açoriana.
Localização - Sul, a 87km de
Florianópolis
Área - 184,787 Km2.
Clima - Temperado. A temperatura média varia entre 18ºC e 30ºC.
Altitude - 30m acima do nível do mar.
Cidades próximas -
Garopaba, Laguna, Gravatal, Imaruí, Florianópolis.


Exibir mapa ampliado
Imbituba
  Fonte: http://www.sc.gov.br