turismosul.com.br
Home Santa Catarina Rio G do Sul Contato


  Porto Belo. Litoral Norte de Santa Catarina SC


      Aguarde... carregamento do Vídeo

O grande atrativo de Porto Belo é a beleza de suas praias, que têm características únicas e encantam os milhares de turistas que visitam a cidade todos os anos.


Turismo - Considerada uma das regiões mais bonitas do litoral brasileiro, Porto Belo tem em seu território algumas das praias mais concorridas do Estado e do Brasil. A população nativa conserva as tradições dos antepassados, com destaque para o folclore do Boi-de-Mamão, o Terno de Reis e a Queima de Cruzes. Durante o verão, muitos cruzeiros marítimos, de passagem pelo litoral catarinense, ancoram nas águas de Porto Belo e convidam os passageiros a visitar a cidade, que faz parte dos melhores roteiros turísticos. Visite a Praça dos Pescadores, a Enseada do Caixa D'Aço e o Morro da TV. Os engenhos de farinha, muitos ainda em atividade, são outro atrativo. Antigamente dirigidos pelos senhores de engenho, são controlados hoje pelos descendentes dos escravos africanos que fugiam e se refugiavam no Sertão do Valongo – região onde ainda se pode encontrar resquícios arqueológicos de um antigo quilombo. Visite também a Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, construída em 1814 pelos escravos, com argamassa à base de óleo de baleia; a Primeira Casa, prédio mais antigo de Porto Belo, edificado pelo alferes José Vieira Rebelo em 1799, e a Casa do dr. Scheffler, de 1903, que fica ao lado da praça central.

Porto Belo

Praias - Não deixe de conhecer a Praia de Perequê, a maior do município; o Costão das Vieiras, com três praias muito tranqüilas, ligadas por poucos minutos de caminhada; a Praia de Porto Belo, de águas muito calmas, protegidas pela Ilha de Porto Belo e ideais para a prática de esportes náuticos; a Praia do Baixio, em frente à Ilha de Porto Belo, um local perfeito para a prática de esportes de areia, com espaços destinados à prática do futebol e do vôlei... Destaque ainda paras as praias do Araçá e do Estaleiro.


Destaque - Ilha de Porto Belo - Afastada 900 metros do continente, é um dos mais encantadores pontos do litoral norte de Santa Catarina, próxima dos principais centros urbanos e destinos turísticos do Estado. Barcos de pescadores e escunas fazem o traslado dos visitantes e a baía abrigada proporciona uma travessia tranqüila e sempre segura. Tem praia de areia clara, águas calmas e protegidas, própria para banho e atividades náuticas. Oferece turismo de qualidade e excelência em serviços de gastronomia, cultura e diversão: passeios de lancha e a emoção da banana boat, trilhas subaquáticas, disco maluco, petiscos e coquetéis exclusivos, conforto e comodidade. A trilha possui estrutura de passarelas, placas indicativas e revela detalhes e curiosidades da fauna e da flora da ilha. A caminhada ainda inclui visita à Pedra da Cruz, relíquia arqueológica com inscrições talhadas nas rochas, há milhares de anos, pelos antigos habitantes da região. Já no mirante, o visitante pode desfrutar de uma das mais belas vistas panorâmicas da região. O Ecomuseu Univali é o espaço que integra cultura, costumes, hábitos e história da comunidade, além de exposições variadas. Como a da megafauna do Sul do Brasil e o salão das tartarugas. Toda a estrutura de serviços funciona na alta temporada, entre os meses de dezembro e março.

 

Porto BeloCultura e Eventos - Três festas são as mais concorridas na cidade: a Festa de Nosso Senhor dos Passos, na Igreja Matriz de Bom Jesus dos Aflitos, no segundo domingo antes da Páscoa; a Festa da Tainha, pescada em grande quantidade em julho, e o aniversário da cidade, que acontece em outubro.



Infra-estrutura turística - Porto Belo conta com uma boa rede hoteleira e gastronômica, oferecendo grande variedade de pratos à base de frutos-do-mar, como a caldeirada de peixe, o camarão ao bafo, o marisco cozido, a sopa de siri, a isca de peixe e outros, sempre acompanhados de pirão de farinha de mandioca e da famosa cachaça do Pedro Alemão, produzida num alambique artesanal da localidade de Alto Perequê e conhecida em toda a região.



Como Chegar A maioria dos turistas chega por via terrestre, pela BR-101. Há linhas regulares de ônibus de Balneário Camboriú , Itajaí, Itapema, Tijucas e Florianópolis. Para quem vem pelo mar, Porto Belo está na Latitude 27°09'28", Longitude 48°33'11". Existem dois aeroportos que servem a região: o de Navegantes, cerca de 60km ao norte, que recebe vôos domésticos, e o aeroporto internacional de Florianópolis, 80km ao sul.

Principais atividades econômicas - Pesca e turismo.
População - 13.053 moradores fixos e mais de 60.000 habitantes durante o verão.
Colonização - Açoriana.

Principais etnias - Açoriana.
Localização - Litoral Norte, a 65km de Florianópolis.
Área - 95 Km2.
Clima - Mesotérmico semi-úmido, com temperatura média de 18ºC.
Altitude - 01m acima do nível do mar.
Cidades próximas - Itajaí, Bombinhas, Penha, Itapema, Florianópolis.

 

  Vídeo institucional Cidade de Porto belo by Semeai Fonte: http://www.sc.gov.br/